Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies

OK

Field Blend 26 Mar '21

Field Blend.

Está a escolher um vinho e depara-se com esta expressão no rótulo: "Field Blend"... o que quererá isto dizer?

A partir de agora, acabaram-se as dúvidas! Basicamente, Field Blend indica um lote da vinha.

Esta sempre foi uma forma de manter a qualidade dos vinhos produzidos, desde há séculos. Os antigos plantavam as diferentes castas na mesma vinha como via para garantir a qualidade.

Mas havia outro objetivo neste método de produção. Era a melhor forma de contornar as perdas de colheita devido às intempéries de um ano, uma vez que tendo as diferentes castas plantadas na sua vinha, haveria menor probabilidade e risco de perda de colheita.

 

O que é um Field Blend?

Um Field Blend, em enologia, é uma vinha, tipicamente muito velha, na qual foram plantadas várias castas misturadas.

A razão para tal acontecer sempre foi a de garantir um lote completo e uma qualidade consistente. A forma que há seculos atrás se encontrou para conseguir um lote “perfeito” foi a de plantar na mesma vinha castas que garantissem boa cor, outras que garantissem aromas frutados e ainda vinhas que garantissem estrutura e acidez, e assim obter um lote de qualidade consistente, durante anos.

 

Onde encontrar os Field Blend?

A região em Portugal em que mais facilmente se encontram vinhos produzidos de vinhas velhas, onde encontramos mais de 30 variedades diferentes de uvas, é a região do Douro.

Esta região foi em tempos um mar deste tipo de vinhas, mas hoje, com todos os apoios e reconversões de vinhas velhas em vinhas novas, começa a ser cada vez mais difícil encontrar estes tesouros.

 

Região do Douro - Field Blend

 

Como fazer um Field Blend?

Na vinha, tal como na adega, a expressão chave para se produzir este tipo de vinho, na minha opinião, é “respeito pelo terroir”.

Quando produzo um Field Blend sinto-me a honrar as antigas tradições, a trazer as verdades de antigamente para os dias de hoje.

Um Field Bend é uma vinha que é colhida toda ao mesmo tempo e que fermenta toda por junto. Seria impossível mais de 30 castas diferentes amadurecerem ao mesmo tempo, por isso estes vinhos são a expressão máxima de “terroir”, pois aqui as castas por si só têm um papel menor.

O que se quer aqui é a expressão da vinha e das uvas no ponto de maturação do dia em que toma a decisão de colheita.

 

Tipos de vinho de field blend

Há várias regiões em Portugal onde se podem criar diferentes tipos de Field Blend.

Na Casca Wines produzimos vinhos deste tipo na região da Bairrada, mas aqui a casta baga fala um pouco mais alto que as restantes encontradas na vinha. No Dão, embora a nossa vinha tenha mais de 80 anos e tenha as castas separadas, colhemos toda a vinha num só dia e as uvas fermentam todas em conjunto, garantindo um Field Blend.

Independentemente do tipo de Field Blend, uma coisa é certa: nestes vinhos é a equipa que fala mais alto e não a singularidade de cada casta. Uma espécie de um por todos e todos por um.

Hélder Cunha

Hélder Cunha

A minha vida é o vinho

 

Alguma questão ou sugestão de tema?

Por favor, escreva para: blogdoenologo@cascawines.pt