Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies

OK

Vinho Cabo da Roca 26 Out '20

Vinho Cabo da Roca? Sim, leu bem. Mas há vinhas no ponto mais ocidental da Europa Continental? Não, não há. No entanto, existe o vinho Cabo da Roca. Um par de anos antes da Casca Wines ser fundada, fiz uma pesquisa aprofundada de marcas que fariam sentido no então sonho, que entretanto se transformou em realidade na forma de uma empresa. E foi desta forma que nasceu a marca de vinho Cabo da Roca. Os Romanos deram-lhe o nome de Promontorium Magnum. O poeta Luís de Camões faz-lhe referência na sua obra “Os Lusíadas”.  E para mim, o Cabo da Roca é um dos principais marcos da minha terra natal, Cascais.

 

O que é o Vinho Cabo da Roca?

O vinho Cabo da Roca é a expressão Atlântica do portfólio de vinhos da Casca Wines. Uma marca para a qual procuramos “puxar” pelo lado mais atlântico das regiões litorais de Portugal. O Cabo da Roca Vinho Verde é uma das referências de vinho mais antigas da Casca Wines e, embora na sua origem esteja longe fisicamente do Cabo da Roca, demonstra bem a frescura e leveza que o Atlântico pode imprimir num vinho branco.

 

Origem do Vinho Cabo da Roca

As origens dos vinhos Cabo da Roca são várias, sendo a de maior expressão a região de Lisboa. Nesta região é fácil sentir a influência Atlântica, uma vez que a ocidente da Serra de Montejunto os ventos marítimos que sopram de Norte marcam o carácter dos vinhos. Aqui é fácil produzir vinhos onde se sinta a salinidade e um bom exemplo disso são os nossos brancos e rosés da marca Cabo da Roca. Já os tintos, protegidos pela Serra do Montejunto, refletem o caracter Atlântico através da sua vivacidade numa estrutura firme ímpar no país.

Em outra origem, como na região da Península de Setúbal, o carácter Atlântico exprime-se de forma diferente, uma vez que a região está cercada por água, seja a ocidente, pelo oceano, seja a norte, pelo rio Tejo ou a Sul, pelo rio Sado. Ainda aqui mandam também os solos arenosos que incrementam a sensação de calor numa região com humidade média anual de cerca de 80%.

Assim se produzem vinhos com alguma salinidade e marcadamente elegantes, sem que percam firmeza na sua estrutura.

 

Vinho Cabo da Roca | Casca Wines

 

Produção do Vinho Cabo da Roca

Na produção dos vinhos Cabo da Roca temos de nos adaptar a cada um dos “terroirs” onde produzimos. 

O Cabo da Roca Vinho Verde é produzido de forma a exprimir os solos graníticos típicos da região do Vinho Verde, nunca esquecendo a vivacidade transmitida a partir de uma acidez mais pronunciada, própria da região, e da “agulha” tão caraterística nos vinhos verdes.

Na região de Lisboa procuramos os solos argilo-calcários próximos do mar para produzir os vinhos brancos e rosados. No caso do vinho tinto Cabo da Roca Lisboa, procuramos os solos argilosos, protegidos em vales ou a sul da Serra de Montejunto, para produzir tintos de expressão aromática intensa e estrutura firme, mas macia.

Nos solos arenosos da região da Península de Setúbal, os vinhos brancos adquirem um carácter pronunciado da casta rainha da região, que é a Moscatel Graúdo. Nos tintos quem manda é a Castelão, que transmite uma elegância marítima aos vinhos de lote que ali produzimos.

 

Onde Comprar o Vinho Cabo da Roca?

O vinho Cabo da Roca pode ser comprado nas lojas do El Corte Inglés. Como é natural, pode sempre adquirir este vinho na nossa Porta da Adega no Estoril. Ou então – ainda mais simples – comprar vinho online comodamente através do website da Casca Wines. E uma coisa é certa, venha a garrafa de onde vier, vai sentir que o vinho Cabo da Roca tem uma relação qualidade/preço incrível. Desfrute.


Hélder Cunha
A minha vida é o vinho