Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies

OK

Vinho Vegan 29 Jun '20

Vinho Vegan

Provavelmente já ouviu falar de vinho vegan. E se já o provou, percebeu que sabe ao mesmo do que o vinho que não é vegan. Para a maior parte das pessoas, a principal curiosidade em relação a este tema é: não deviam todos os vinhos ser vegan?

Se pensarmos na origem de qualquer vinho, a resposta parece apontar à partida para um óbvio sim. Acontece que a resposta correta é não. E a explicação tem a ver com o facto de há centenas de anos se utilizarem produtos de origem animal em alguma fase do processo. Passo a explicar...

O vinho é o resultado da fermentação do sumo de uva ou mosto, como chamamos em enologia. Após a fermentação o vinho está carregado de matéria em suspensão, que ocorre naturalmente da fermentação do mosto. Normalmente após o primeiro Inverno essa turvação quase que desaparece, mas fica sempre uma ligeira neblina.

E é para “limpar” esta turvação que o enólogo recorre a produtos enológicos, tendo alguns deles origem em proteínas animais. É o caso da albumina, muito presente na clara do ovo, a caseína ou até gelatinas que podem ter origem em peixe.

E por isto, a maior parte do vinho não é vinho vegan.

 

O que é Vinho Vegan?

Qualquer produto que seja vegan tem de cumprir regras. O veganismo é hoje adotado por pessoas de qualquer cultura, idade ou extrato social. Não é apenas uma opção alimentar. É um modo de vida que tem cada vez mais adeptos e que abrange todo o consumo, incluindo roupas, calçado e cosméticos. No caso dos produtos alimentares, o veganismo implica não consumir qualquer produto que tenha origem animal ou contenha substâncias provenientes dessa origem. 

Um vinho vegan é então um vinho no qual não houve qualquer produto enológico ou de filtração de origem animal que tenha sequer “tocado” a produção desse vinho.

 

Qual a diferença entre o Vinho Convencional e o Vinho Vegano?

A diferença entre o vinho convencional e o vinho vegano é, organolepticamente falando, nenhuma.

Na verdade se provarmos um vinho vegano ele é de aspeto, aroma e sabor igual ao vinho convencional.

Isto porque os produtos de origem animal que podem entrar no percurso de um vinho acabam por juntar-se aos compostos naturais do vinho e depositarem, formando a “borra” que não é mais que a turvação que os produtos enológicos usados agarraram e trouxeram para o fundo do depósito. A esta família de produtos enológicos o enólogo chama “colas”. É fácil entender porquê.

 

Como saber se um Vinho é Vegan?

Para saber se um vinho português é vegan, o melhor é procurar o logotipo “vegan” nos rótulos do vinho que está a comprar. A Associação Vegetariana Portuguesa é quem certifica os vinhos portugueses vegan. Quem consegue esta certificação, normalmente utiliza-a nos rótulos do vinho vegan, seja vinho verde vegan ou até vinho do Porto vegan. 

A outra forma de saber se um vinho é vegan é perguntar ao produtor do vinho se utiliza “colas” de origem animal no seu vinho e/ou se o sistema de filtração é “vegan friendly”.

 

 

Produção do Vinho Vegan

A produção de vinho vegan é igual ao do restante vinho, na maior parte das fases de produção. A grande diferença está na fase de “colagem”, isto é, na fase em que o enólogo precisa de “limpar” o vinho da sua turvação natural e que para isso recorre a proteínas, mas também a minerais como a bentonite.

E é nas proteínas que tudo pode mudar, é aqui que um vinho pode deixar de ser vinho vegan, pois a grande parte das proteínas desenvolvidas para enologia são de origem animal e até há bem pouco tempo as proteínas desenvolvidas para este efeito de origem vegetal não eram de boa qualidade.

Felizmente as proteínas de origem em ervilhas deram um grande salto qualitativo e podem hoje ser a alternativa para se produzir vinho vegan.

 

Produtores de Vinho Vegan em Portugal

Ainda são poucos os produtores de vinho vegan em Portugal e menos ainda aqueles que são certificados pela Associação Portuguesa Vegetariana. A Casca Wines já tem a maior parte das colheitas mais recentes em regime vegan, os vinhos do Douro e biológicos da Beira Interior já o são e o nosso vinho verde é vegan, embora ainda não esteja certificado.

Somos talvez o maior produtor de vinhos portugueses vegan e caminhamos para certificar também o nosso vinho do Porto vegan.

 

Onde comprar Vinho Vegan?

É fácil. Na loja online da casca wines já pode comprar vinho verde vegan, bem como os nossos vinhos do Douro e biológicos da Beira Interior. As lojas especializadas em produtos vegetarianos, como o Celeiro, também têm vinhos vegan. E também no El Corte Inglés pode encontrar os nossos vinhos vegan.